quarta-feira, 15 de junho de 2011

Informações.

Oi,

Consegui!!!!!!!!! Sem advogado, eu mesma ! Levando aos destinos, sozinha :

1. aposentadoria.

2. isenção IR.

3.isenção IPVA.

4. cartão para estacionamento e área azul.

5.fisoterapia e hidroterapia gratuita e permanente.

É necessário:

6. levar consigo a legislação ( está postada neste blog nos dias 14 e 17 de maio) mais um esclarecimento da patologia. ( posso enviar breve relato com alguns depoimentos).

Só não consegui isenção ICMS e IPI, porque comprei carro usado, paguei adaptação do mesmo e tirei nova CNH ( para deficiente).

*Creio que, por ter levado muitos relatórios médicos detalhados anexados a muitos exames, diagnóstico final e definitivo fornecido pelo HCRP de que sou acometida por síndrome de CMT2c.

Qq dúvida envie-me e-mail.

Abçs.

Angel.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Biodança.

mitos e verdades sobre dermatite seborreica.

Cortar ou raspar os cabelos leva à cura da dermatite seborreica?

Mito: está comprovado que não há relação entre o tamanho do fio de cabelo e a presença de descamação.

 Dessa forma, cortar ou raspar os cabelos não leva à cura da doença, mas pode aliviar o quadro e ajudar no tratamento com xampus. 

 A dermatite seborreica é contagiosa?

Mito: sabe-se que a dermatite seborréica é uma doença constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente portador, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. . A limpeza do couro cabeludo diminui a seborreia?

 Verdade: a limpeza do couro cabeludo com xampus destinados a remover as escamas, a oleosidade e os fungos diminuem a seborreia. Mas o paciente também deverá eliminar os fatores agravantes e reguladores da doença. . Caspa é sinônimo de falta de higiene?

 Mito: indivíduos portadores de dermatite seborreica causam repugnância em algumas pessoas, que associam a doença à falta de higiene da pele e dos cabelos. Não há, no entanto, relação. A dermatite causa produção contínua de sebo, mesmo quando os cabelos são lavados. O necessário é uma orientação correta em relação a xampus específicos a serem usados. . No inverno há piora da dermatite seborreica? Verdade: o clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade de crescimento e maturação celular. Além dos banhos muito quentes, que pioram o estado seborreico. . O sol e a água do mar melhoram a dermatite seborreica?

 Mito: Não há melhora do quadro. Seja qual for o tipo de cabelo, deverá haver proteção contra os malefícios do sol e da água do mar.

Pode haver uma falsa melhora, com a diminuição da oleosidade por alguns dias. Massagens capilares pioram o estado seborreico? Mito: Não há relação entre as massagens e piora ou melhora da dermatite seborreica. . Existem doenças que facilitam a presença da seborreia? Verdade: Algumas doenças como diabetes, AIDS, distúrbios neurológicos (como mal de Parkinson e epilepsia) e obesidade, entre outras predispõem o indivíduo a desenvolver a doença. Nesses casos, ela é mais intensa e de difícil controle.

. Alimentos gordurosos e a bebida alcoólica podem influenciar a dermatite seborreica? Controverso: alguns pacientes relatam que a ingestão destes alimentos agrava o quadro. Mas não existem estudos comprovando a relação. De fato, se o paciente sente a piora, ele deve evitar o consumo.

. O estado emocional de estresse e descontrole psíquico interferem na seborreia? Verdade: esses fatores já foram comprovados cientificamente como agravantes da dermatite seborréica em pacientes predispostos. . Há relação hormonal com o estado de oleosidade da pele? Verdade: o hormônio sexual masculino tem influência direta sobre as glândulas sebáceas, levando-as a um aumento e à hiperatividade. Conseqüentemente há maior produção de sebo.

O sexo masculino é, por isso, mais acometido. . A dermatite seborreica pode levar à queda de cabelos? Verdade: cerca de 72% dos indivíduos acometidos pela doença apresentam algum grau de queda, que pode ser controlada com o tratamento. .

Existem alguns medicamentos que produzem a dermatite seborreica? Mito: existem alguns medicamentos que levam a um quadro dermatológico semelhante ao de dermatite seborréica, com oleosidade e descamação do couro cabeludo e da pele. Entre eles estão o arsênico, sais de ouro, metildopa, cimetidina e neurolépticos. Com a suspensão do medicamento, há melhora e regressão do quadro. . Lavar os cabelos todos os dias prejudica a raiz, levando à queda?

Mito: a lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem já estão em fase de queda e cairiam de qualquer forma. Apenas a superfície da pele se embebe com água. Não há penetração na raiz e não há, portanto, apodrecimento dos cabelos. . O uso contínuo de xampus terapêuticos resseca os cabelos e consequentemente os enfraquece?

 Mito: o ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Assim, algumas substâncias adicionadas ao xampu não deixam ressecar os fios de cabelo e facilitam o penteado. . O uso de condicionador pode causar queda de cabelos? Mito: os condicionadores não interferem na fase da queda dos cabelos. Assim, em pessoas sem predisposição para a queda de cabelos, estes produtos não alteram o ciclo dos pêlos.


 Fonte: Maura Simões Bressan, médica do Serviço de Dermatologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Texto extraído da palestra proferida na ocasião do lançamento do produto Ortosol P, do Laboratório Galderma

 Folha Online www.nutribel.com.br/produto.php?cod_produto=314161

Abçs.
Angel.












Gosto de fotos antigas, acho genial.

último artigo sobre alimentos integrais.

PRÓPOLIS

O própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas para proteger as colméias de infecções por bactérias, vírus e fungos, que após misturada ao álcool de cereais, forma o extrato de própolis. É um bom anestésico, cicatrizante e antiinflamatório, sendo usado também em casos de resfriados, infecções na garganta, feridas na pele e na boca.

PRÓPOLIS VERDE - O própolis brasileiro tem origem no vegetal chamado 'Alecrim do Campo' (field Rosemary) ou Baccharis Dracunculifolia, sendo também conhecido como 'própolis verde' pelos pesquisadores, sendo internacionalmente reconhecido como sendo o melhor própolis do mundo. Tornou-se famoso em todo o mundo (principalmente no Japão) por conta dos seus ricos componentes químicos como proteínas, aminoácidos, vitaminas e um alto nível de flavonóides e terpenóides. Contém um importante ácido fenólico chamado Artepillin “C” de importante ação antioxidante e é usado no tratamento de feridas e infecções dentais, e no equilíbrio do aparelho respiratório e do sistema antiinflamatório, além de ser um bom diurético.

PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (Carne de Soja)

É a soja pré-cozida, um bom substituto para o consumo da carne animal, com as vantagens de não conter hormônios e de oferecer mais vitaminas e proteínas.

Dica: Deixar a proteína de soja de molho em água quente, no mínimo durante 4 horas. Depois, espremer suavemente com as mãos e preparar como carne comum.

QUINUA REAL (Quinoa)

Era o "cereal sagrado" dos Incas. Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos EUA, e selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas nos vôos espaciais de longa duração por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando o QUINUA REAL nas ultimas décadas constataram que o seu valor nutritivo (apenas comparado com o leite materno) o converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

SAL MARINHO

É o sal natural que não passa pelo processo de industrialização, sendo composto naturalmente por mais de 80 elementos químicos como bromo, magnésio, cálcio, iodo natural e orgânico, etc. É usado em quantidades normais e como substituto do sal comum, que além de ser só cloreto de sódio e de ter adicionado vários compostos químicos (alguns cancerígenos), ainda contribui para a reposição mineral da glândula tireóide.

SHOYU

É um molho oriental feito com base no feijão de soja (salgado e fermentado) e que é usado para temperar sopas, legumes, verduras, etc. É um tônico precioso, fortificante e rejuvenescedor do sangue, e excelente para combater a fadiga. É rico em enzimas, contendo proteínas, vitaminas, aminoácidos e lactobacilos. É igualmente indicado para a reconstituição e regeneração das células, servindo também para conservar alimentos.

SOJA EM GRÃO

Importante fonte de proteínas, estes grãos podem ser consumidos cozidos (como feijão) após a retirada da película externa (basta deixar os grãos de molho em água por 12 hrs e retirando-as depois manualmente). Um produto indispensável para o fortalecimento, crescimento, conservação e recuperação das células.

TRIGO EM GRÃO

Rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, a criatividade e o raciocínio. Contém grande quantidade de vitaminas 'A', 'B', 'C', 'E', 'PP', cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, etc., e pode ser cozido da mesma maneira que o arroz integral ou usado no processo de brotamento.

VINAGRE DE MAÇÃ

Deve ser usado mais como medicamento do que como tempero, apresentando efeitos notáveis contra a obesidade, reumatismo, dores musculares (ajuda a eliminar o excesso de ácido lático e ácido úrico nos músculos), cãibras, doenças de pele, todas as doenças nos dentes e gengivas, queda de cabelo, caspa, seborréia, varizes e queimaduras (uso externo).

Para uso interno, tomar 1 colher (de chá) em 1/2 copo de água, 3 a 4 vezes no dia. Para as varizes e afecções do coro cabeludo, além do uso interno por várias semanas, aplicar também externamente produzindo uma massagem por fricção moderada, deixando o produto secar naturalmente em contato com o corpo. Só lavar após 2 hrs no mínimo. Para as queimaduras, aplicar compressas de gazes esterilizadas.

Abçs.

Angel.

Comentário do post " Coçar os olhos".

Oi Angel ...

vim aqui procurar um post e encontrei este. Posso afirmar o qto eh perigoso o ato de cocar os olhos .... eu mesma quase perdi a vista direita por isso !

Entrou algo no meu olho e eu simplismente cocei ... depois nao abria mais, fui pro pronto socorro e eu cortei todo o olho, inclusive a cornea.

Fiz um longo tratamento e senti muitas dores, demorou pra passar, cerca de um mes e meio e enquanto a cornea nao cicatriza o perigo de perder a visao eh constante.

Por isso eh bom que todos prestem bem atencao antes de esfregar os olhos....

abracos.

 Paola

Por mim: que bom Paola este comentário tão real, eu é que agradeço.

Bjos.

Angel.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Musicoterapia.

recado da Drª Maria Ângela (psicóloga do HC).

Bom dia Angela, tudo bom com vc?

Vou aproveitar este espaço para deixar uma mensagem: estou montando um grupo de atendimento psicológico para portadores de CMT (qualquer tipo) no HC, será às quartas feiras às 15 horas. Quem estiver interessado entre em contato no telefone:

 (16) 36237192.

 Obrigada e boa semana.

Por mim:

Eu que agradeço em nome de todos.

P.S. Este trabalho é realizado também pela equipe de suporte ao paciente com CMT, associado e supervisionado pelo Dr Wilson.

Abçs.
Angel.

Naquele tempo.

Hoje chat.

Olá,

Convido vc pra estar conosco através do site http://www.cmtbrasil.com.br/  no bate papo às 20h , vamos fazer perguntas à Luciana Lunkes, que foi  fisioterapeuta do Ronaldo nosso colega  ( ela é esta simpática garota ao lado).

Ambos de Lavras (MG).


Abçs.

Angel.

e mais alimentos integrais.

LEVEDO DE CERVEJA


Extraído da fermentação da cevada, do malte e de outros cereais que compõem a fabricação da cerveja. É o protetor mais natural contra doses letais de radiação e poluição. Devido à presença do complexo 'B', é indicado para pessoas que sofrem de distúrbios nervosos ou de fraqueza muscular, regularizando ainda as funções intestinais, ajudando o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo e protegendo a flora intestinal. Adicionar ao leite ou a chás e sucos.

LINHAÇA

É um alimento originado a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas, vindo a ser cultivada há mais de 4.000 anos nos países mediterrâneos, possuindo ótimo valor nutritivo. Apresenta ácido graxo essencial W-3, que é responsável pelo controle dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, pela redução das inflamações e pela promoção da renovação celular. Por conter grande quantidade de fibras, também contribui para o bom funcionamento intestinal. Contém ainda fitoesteróis que contribuem para uma boa reposição hormonal.

Sugestão: Coloque 1 colher (sopa) de linhaça em 1/2 xícara (chá) de água de um dia para outro. No dia seguinte, bata este conteúdo em liquidificador com um fruta e extrato de soja e beba. É uma ótima opção para melhora do intestino, pele, cabelos, etc.

Utilização: em saladas, caldos e sopas, massas de tortas, pães, biscoitos, bolos, vitaminas, granolas, iogurtes.

Dica: para um melhor aproveitamento das suas propriedades, triture-as em liquidificador ou mastigue-as muito bem

MEL

É uma substância açucarada, constituída pela frutose e glicose que são produzidas pelas abelhas a partir do néctar que coletam nas flores. Alimento de fácil digestão, é facilmente assimilado pelo organismo, constituindo-se numa imediata fonte de energia, sendo ainda um alimento importante para a desintoxicação do organismo e um bom beneficiamento da flora intestinal.

Obs.: Por ser um carboidrato simples, não deve ser consumido por diabéticos. Estudos sugerem que crianças com menos de 1 ano devem evitar o consumo de mel, por este conter esporos de Clostridium botullinum, o que poderá transmitir o botulismo.

PRINCIPAIS FLORADAS DE MEL



Mel de eucalipto: É um mel com um sabor mais forte e mais escuro do que os outros tipos, graças à alta concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. É indicado para tosses, resfriados, sinusite, irritação da garganta e bronquite (infecções das vias respiratórias em geral). Retira o catarro e desinfeta os brônquios. É ainda um ótimo vermífugo.

Mel silvestre (flor do campo): Mel de sabor suave, funciona como ótimo adoçante natural para bebidas em geral. Tem propriedades calmantes, relaxantes, desintoxicantes e fortificantes e é muito rico em minerais.

Mel de laranjeira (flor da laranjeira): O seu sabor é dos mais agradáveis e a sua cor é mais clara do que a dos outros tipos de florada. Muito bem indicado por médicos para regular o funcionamento dos intestinos, sendo ainda excelente para insônia, nervosismo e palpitações (propriedades espasmódicas).

Mel de assa-peixe: Ótimo calmante e relaxante. A cristalização do mel é normal, o que ajuda a indicar o grau da sua pureza. Para voltar à forma líquida, basta colocá-lo em banho-maria, por aprox. 30 minutos.

MACARRÃO DE TRIGO INTEGRAL

Não contém ovos ou qualquer aditivo químico, evitando-se assim problemas com o colesterol, sendo preparado como qualquer outro tipo de macarrão e é isento de gorduras. Muitas pessoas evitam o consumo de macarrão com receio de ganharem peso, mas o verdadeiro vilão é o tipo de molho utilizado. Portanto, dê preferência aos molhos com base em vegetais (exemplo: molho de tomate caseiro com proteína de soja, em substituição ao molho à bolonhesa).

MISSÔ (Soja)

É usado para temperar sopas, peixes e salgados, não devendo ser fervido para não perder as suas propriedades nutritivas. É bastante eficaz para afastar as inflamações e desintoxicar o organismo de venenos como a nicotina do fumo e do aldeído formado a partir do consumo de álcool. Previne também contra a radioatividade e tem boa ação antialérgica.

PÓLEN

Excelente suplemento vitamínico, com boa ação comprovada em casos de esgotamento físico, recuperação de doenças em geral e depressão, diminuindo o nervosismo e a insônia, além de melhorar a impotência sexual e o apetite, estimular a fertilidade, auxiliar no crescimento infantil, aliviar os sintomas da menopausa, fortalecer as unhas e o cabelo. As principais Clínicas de Geriatria empregam doses equilibradas de pólen nos seus tratamentos. Deve ser tomado em jejum ou com sucos (1 colher de café por dia ).

Abçs.

Angel.

domingo, 12 de junho de 2011

Antiguidade!

quiropraxia ( cura através das mãos).

Como a fibromialgia se manifesta?

A dor, cuja intensidade varia de moderada a severa é o principal sintoma da fibromialgia podendo iniciar-se em uma região, particularmente nos ombros e pescoço, tornando-se generalizada depois de um certo tempo.

 Alem da dor persistente, 90% dos pacientes exibem fadiga bem como:

 a) Distúrbios do sono: 56-86% dos casos caracterizados por um sono não reparador. Freqüentemente os pacientes queixam-se que dormem e acordam cansados.

 b) Cefaléia de caráter tensional ou do tipo enxaqueca: 44-56% dos casos.

c) Disfunção na articulação temporomandibular levando a dor de cabeça e dor fascial: 33% dos casos.

d) Sintomas sugestivos de síndrome do cólon irritável (constipação e/ou diarréia): 34-53% dos pacientes, bem como sintomas gástricos como dor abdominal e dificuldade de digestão.

 e) Síndrome ureteral: os pacientes queixam-se de aumento da freqüência para urinar, na ausência de infecção urinária.

 f) Fenômeno de Raynaud (mãos pálidas, seguidas por vermelhidão) bem como a sensibilidade ao frio, sensação de parestesias (formigamento) em mãos e pés são comumente relatados.

 g) Vertigem, edema subjetivo de partes moles (os pacientes freqüentemente queixam-se de mãos inchadas), dificuldade de concentração, boca e olho seco, palpitação, sensibilidade a alguns alimentos e medicações.

h) Rigidez no corpo, particularmente ao levantar, após períodos de repouso prolongado ou mudanças climáticas.

 i) 25% dos pacientes apresentam depressão maior no momento do diagnóstico e 50% história de depressão.

 COMO DEVEMOS TRATAR A FIBROMIALGIA? O tratamento da fibromialgia até momento é sintomático e tem por objetivo: - Aumentar a analgésica central e periférica levando a diminuição da dor. - Melhorar os distúrbios do sono.

- Minimizar os distúrbios de humor. - Melhorar a qualidade de vida. O tratamento divide-se em farmacológico e não farmacológico.

 O tratamento farmacológico, isoladamente, apresenta resultados frustros e não existe uma "pílula mágica", ou seja, o que funciona para um pode não funcionar para outro. As medicações mais utilizadas são os agentes tricíclicos, que agem sobre a serotonina promovendo uma melhora do sono e da dor.

 Para o tratamento da depressão podemos utilizar os inibidores da recaptação de serotonina. Os antiinflamatórios são bastante utilizados no tratamento da fibromialgia, porém quando utilizados isoladamente apresentam poucos resultados e parecem apresentar um efeito sinérgico quando combinados com medicações que atuam no sistema nervoso central.

Outros grupos de medicamentos utilizados são os analgésicos não narcóticos ou em alguns casos, os narcóticos. Os benzodiazepínicos podem ser utilizados para tratamento de quadros de ansiedade e espasmos musculares. A Ciclobenzaprina como relaxante muscular.

 O tratamento não farmacológico inicia-se através do esclarecimento da doença, enfatizando que a mesma trata-se de uma doença real e não imaginária bem como que a fibromialgia não deforma e não aleija. O tratamento através da reabilitação é fundamental nestes pacientes.

 Os pacientes devem ser orientados a realizar exercícios de alongamento ou hidroterapia bem como atividades que melhorem da performance cárdio-respiratória. Temos que melhorar o condicionamento físico destes pacientes, porém de caráter lento e progressivo. Também podemos sugerir a psicoterapia, bem como a terapia cognitiva comportamental.

 A acupuntura vem sendo bastante utilizada no tratamento de síndromes dolorosas, levando a diminuição da ansiedade e da dor e mostra bons resultados no tratamento da fibromialgia quando realizada por um médico que conheça com detalhas esta doença. Outras modalidades que podem ser realizadas incluem a infiltração dos pontos dolorosos, massagem, eletroestimulação transcutânea, técnicas de relaxamento, suporte nutricional.

Fonte: Portal da coluna

Abçs.

Angel.

Fondue de queijo ( para o dia dos namorados).

Ingredientes

 
• 200g de queijo gruyère

• 300g de queijo estepe ou emmental

• 1 dente de alho

• 1 pitada de noz moscada

• 1 colher de sopa de amido de milho

• 1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)

• 3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

Modo de fazer.

• Rale os queijos no ralador ou processador

• Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque

• Adicione a noz-moscada a este líquido

• Passe o alho nos lados e fundo da panela

• Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo

• Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura

• Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura

• Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo.

Abçs.

Angel.

Mais alimentos integrais...

FARINHA DE CENTEIO


O centeio foi introduzido no Brasil pelos imigrantes alemães e poloneses no séc. XIX, continuando a ser cultivado pelos seus descendentes até hoje, sendo o 2º cereal de maior importância para a industria de panificação. A farinha de centeio integral contém menor teor de glúten se comparado com a farinha de trigo integral. Contém carboidratos complexos, aminoácidos essenciais, fibras , minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

Utilização: em massas pães, bolos, tortas, biscoitos, etc.

FEIJÃO AZUKI

Possui um grau de fermentação inferior aos demais feijões, com preparo igual ao do feijão comum. É indicado para evitar a formação de cálculos nos rins e na vesícula, regulando ainda a hipertensão natural e o excesso de açúcar nos diabéticos.

Torrando-se os grãos do feijão azuki e adicionando-se água consegue-se preparar um chá especial para diabéticos e para a eliminação do excesso de ácido úrico. São excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo 'B'.

GELÉIA REAL

Super alimento produzido pelas abelhas-rainhas, é um maravilhoso conjunto de vitaminas, e relativamente barato. É indicada para o rejuvenescimento da pele, auxiliando na convalescença, principalmente da tuberculose, alívio da asma, dores reumáticas, obtenção de sono tranqüilo, revigoramento geral, regularização das funções cardíacas, hepáticas, renais e intestinais, melhorador de apetite, desenvolvimento de crianças; eliminação de depressão e esgotamento nervoso, alívio para mulheres na menopausa; tosse, resfriados e bronquites, etc..

GERGELIM

São sementes pretas e brancas (ou amarelas) que contém lecitinas e fosfatos em abundância. São um alimento muito específico para o sistema nervoso, aumentando a atividade e os reflexos cerebrais. Sementes ricas em vitaminas 'A', cálcio, proteínas e calorias.

GERME DE TRIGO

Tem grande valor alimentício (vitaminas 'E' e 'B', além de outros complexos 'B' e de proteínas), e protege o organismo contra a poluição. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios provocados pela menopausa (insônia, tensão, etc.). diminuindo ainda a tensão arterial e a proliferação de varizes, podendo ser usado com iogurte, coalhadas, sucos, etc.

GERSAL

É preparado com sementes de gergelim torradas e moídas mais sal marinho natural, sendo excelente para o bom humor. Deve ser ingerido diariamente, a cada refeição, sobre o arroz integral já pronto. É um ótimo desacidificante do sangue e um bom fortificante do cérebro e dos nervos.

GRANOLA

É composta por aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc., apresentando altíssimo valor nutritivo. Deve ser usada pura, no leite, como cobertura de bolos, sorvetes, etc.

GRÃO DE BICO

É um alimento integrante da família das leguminosas, que vem sendo cultivado no Oriente Médio desde 8.000 a.C., possuindo ótimo valor nutritivo, já que contém proteínas, fibras, vitaminas do complexo 'B' e minerais como ferro e potássio.

GUARANÁ

Os índios foram os primeiros a se dedicarem ao cultivo do guaraná na Amazônia, sendo que posteriormente o seu cultivo espalhou-se pelos países vizinhos como a Venezuela, Peru e Bolívia. É um complemento alimentar que contém cafeína, agindo assim como um revigorante e estimulante das atividades físicas e mentais, de modo que deve ser consumido com moderação.

Utilização: com água, sucos de frutas, vitaminas, etc. Dilua 1 colher (de chá) de pó de guaraná em 1/2 copo de água.

Obs.: Consumir guaraná um pouco antes de dormir poderá causar insônia.

IOGURTE NATURAL

Alimento rico em lactobacilos úteis que auxiliam no correto funcionamento intestinal, no controle dos índices de ácido úrico e no aumento da resistência do corpo contra infecções, além de ter na sua constituição várias proteínas, vitaminas 'A', 'B', 'C' e 'D', além de potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e zinco. Ótimo quando consumido com mel (ou com o melado da cana-de-açúcar) e acompanhado de granola.

Abçs.

Angel.

Alguns toques.

Olá amigo(a)s,

Alguns esclarecimentos:

Eu já conversei com a presidente do projeto Genoma (Mayana Zatz) ano passado e ela me respondeu que para CMT no campo dela não havia nenhuma novidade.

A patologia  ELA ( esclerose lateral amiotrófica ) não é CMT.

E a famíla de Tobias Barreto eu conheço, todos também fazem parte da nossa Associação, mesmo eles tendo a deles.

Abçs.

Angel.

sábado, 11 de junho de 2011

Devemos neste frio manter nosso corpo quentinho, CMT não gosta de friagem.

Sopa de abóbora e queijo.


Ingredientes

• 4 Xícara(s) água

• 2 Cubo(s) caldo de legumes

• 1 Quilo(s) abóbora madura cortada em cubos

• 1 Xícara(s) leite quente

• 150 Grama(s) queijo-de-minas frescal cortado em cubos pequenos

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de legumes

2. Junte a abóbora e cozinhe em fogo médio com a panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até ela ficar macia. Deixe amornar.

3. Coloque no liquidificador e bata até formar uma mistura cremosa

4. Recoloque na panela, adicione o leite e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Acrescente o queijo e transfira para uma sopeira. Sirva em seguida.

5. Variação: Se desejar, acrescente à sopa 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado ou 1 colher (chá) de manjericão desidratado.

6. Sirva a sopa com croutons ou torradas de alho.

7. Você pode congelar a sopa antes da adição do queijo por até 6 meses. Descongele no microondas ou direto na panela, adicione o queijo e sirva em seguida.

Abçs.
Angel.

não tão saudável, no entanto de um saborrrrrrrrrrrrr.

DO QUE É FEITA A MORTADELA?

A Mortadela tem mais de 2 mil anos de idade

Boatos dão conta de que a mortadela é feita de carne de cavalo, e de restos de animais que não são aproveitados pelos frigoríficos. Na verdade, o embutido é fabricado com carne (magra) de porco com sobras cruas de presunto e de copa. Depois, o alimento recebe uma camada de gordura, extraída da papada do porco.

Durante o processo de fabricação, a carne é cortada  em pedaços e triturada várias vezes, até que se tenha uma pasta cremosa. Então a massa recebe os pequenos cubos de gordura e, por fim, levada ao forno, onde é cozida a vapor.

MATÉRIA -PRIMA

Carne bovina sem osso (dianteiro)

Carne suína sem osso (paleta)toucinho suíno

INGREDIENTES

Água potável

Fécula de mandioca

Sal refinado

Condimento preparado para mortadela - Dicarne Alim. Ltda.Contém: aromas naturais e especiarias Sal de cura- Dicarne Alim. Ltda. Contém Conservadores INS 251 (nitrto de sódio) E INS 250 (nitrito de sódio)

Alho natural moído

Antioxidante - Dicarne Alim. Ltda. Contém Antioxidante INS316 (Eritorbato de sódio) e Acidulante INS 330 (Ácido cítrico ) Emulsificante de gordura- Dicarne Alim. Ltda. Contém: Estabilizante INS 452i (Polifosfato de Sódio)

Pimenta do reino moída

Carne bovina e carne suína são as matérias primas da mortadela

FABRICAÇÃO

As matérias-primas são retiradas da câmara fria e levadas para a sala de manipulação.O dianteiro bovino e a paleta suína, são moídos no disco 6mm, o toucinho é picado no picador de toucinho.

O material cárneo cominuído é colocado no Cutter juntamente com os demais ingredientes, por aproximadamente 8 minutos, para obter uma massa refinada. A seguir, a massa é colocada na misturadeira juntamente com o toucinho picado. Continuamente, a massa segue para a embutideira em carrinhos de aço inox do tipo caçamba, onde será utilizado bexiga natural bovina.

O produto embutido é colocado em carrinhos do tipo gaiola e levado à estufa .

PROCESSO DE COZIMENTO

2 horas a 60ºC com a chaminé aberta, 2 horas a 75ºC com a chaminé fechada. Com a chaminé fechada, mantem-se a temperatura a 85ºC até atingir 74ºC internamente.

Terminado o processo de cozimento é realizado o banho com água fria para o abaixamento da temperatura. A seguir, quando o produto estiver seco, ele é passado pelo banho de verniz impermeabilizante ( grau alimentício). O produto após devidamente embalado será levado á câmara de resfriamento para produto acabado, com temperatura entre 3ºC e 5ºC, onde aguardarão sua saída para o mercado consumidor.

A MORTADELA - DEVOÇÃO UNIVERSAL

Sem fazer esforço para virar alimento requintado, a mortadela está na moda. As pessoas deixaram de se esconder para comer esse embutido barato e popular, de origem italiana. A mortadela continua a ser um alimento dos pobres. Mas consumidores que podem comprar produtos mais caros descobriram sua apetitosa cor rosa, o sabor delicado da massa fina, o aroma suave das especiarias. No Brasil, a ascensão começou com a chegada das excelentes mortadelas italianas.

É um embutido antigo, surgido há mais de 2 mil anos, no Império Romano. Há duas explicações para seu nome. Derivaria da palavra latina "myrtata", que significa carne temperada com bagas da "mortella", planta de sabor resinoso; ou de "mortarium", vocábulo da mesma língua, almofariz empregado para amalgamar a carne. O escritor Plínio, o Velho, contou que Augusto, primeiro imperador romano, não passava sem mortadela. Sua despensa era abastecida regularmente com peças vindas de Bolonha.

Ainda hoje, a capital da Emília-Romanha tem a fama de fazer a melhor mortadela do mundo. Os italianos são loucos por esse embutido. Utilizam-no em antepastos, acompanhamentos, no recheio de massas, dentro de "polpette" (almôndegas) e nos "tortini" (pequenas tortas) de batata. Elegeram até uma madrinha para o produto. É a bela atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido por Mário Monicelli. Interpretava uma napolitana que viajou para encontrar o noivo em Nova York, mas foi barrada no aeroporto. Tinha na mão uma mortadela, alimento estrangeiro que a lei proibia de entrar no país.

A mortadela está entre os alimentos preferidos pelos italianos

Em Bolonha, usa-se exclusivamente carne magra de porco, sobretudo da paleta, e sobras cruas do presunto e da copa. Leva igualmente a firme e saborosa gordura da papada do animal. Para evitar retenção de água, a preparação segue a técnica da redução progressiva. Primeiro, corta-se a carne em pedaços, passando-se depois na máquina picadora, no pré-misturador e em duas moendas muito finas. O resultado é uma pasta cremosa que será enriquecida com pequenos cubos de gordura. A harmonização dos ingredientes dura de 5 a 15 minutos. Na etapa seguinte, embute-se a massa em invólucros naturais ou artificiais. O peso final de cada peça varia de 500 gramas a 100 quilos, embora possam existir menores e maiores. O produto é levado a estufas especiais, para cozimento no vapor, a uma temperatura máxima de 85ºC.

Finalmente, a mortadela recebe uma ducha fria e passa por um câmara de resfriamento, que a estabiliza. Cada produtor de Bolonha executa uma receita particular, às vezes secreta. Em outras cidades da Itália, entram cortes diferentes e mesmo carnes de outros animais.

A mortadela tornou-se devoção universal

A mortadela exclusivamente de suíno ostenta no selo um S. Marcada com as letras SB, deriva de suíno e bovino. SE identifica o embutido de suíno e eqüino. EB se refere às carnes eqüina e bovina. Quanto à gordura, sempre procede do porco. No Brasil, os ingredientes também variam. Não usamos carne eqüina, porque não a consumimos. Mas basta examinar os rótulos da mortadela nacional para descobrir que podem combinar aves e miúdos de porco, por exemplo. Essa versatilidade a converte em alimento adaptável ao paladar de diferentes mercados e bolsos.

Pela lógica, quando mais alto o preço, melhor a qualidade.

Excessos de condimentos, sobretudo de alho, podem mascarar defeitos de fabricação. No século 18, Bolonha quis ficar com a exclusividade da mortadela.

Apoiada pelas autoridades eclesiásticas, publicou documento proibindo sua fabricação em outras cidades. Felizmente, ninguém se intimidou. Atualmente, é feita com o nome de Bolonha em toda a Emília-Romanha, inclusive em Modena. O saudável desrespeito à interdição contribuiu para que a mortadela se tornasse devoção universal.

ALGUNS TIPOS DE MORTADELA

• Mortadela Com Pimentão

• Mortadela Light

• Mortadela Com Azeitonas

• Mortadela Defumada

• Mortadela Com Pimenta

Por mim:

Comer alimentos nutritivos é necessário, mas pecar com um sanduiche de mortadela de vez em quando, hummmmmmm, que bom.

Abçs.
Angel.

continuando o assunto sobre alimentos integrais.

ARROZ INTEGRAL LONGO (ou Agulhinha)


Seus grãos apresentam-se intactos, o que preserva a película e o gérmen onde se encontram a maior parte dos seus nutrientes. Possui aspecto fino e longo, necessitando de menor tempo de cocção por possuir menor teor de amido. Após o preparo, fica mais solto e seco em relação ao arroz integral cateto.

AVEIA (Grãos ou Flocos)

É também um cereal de grande importância no uso terapêutico. É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.

- famoso por aumentar a resistência física

- auxiliar no tratamento da impotência sexual

- auxiliar no tratamento e prevenção de anemia

- é hipoglicemiante, auxiliando a regularização da taxa glicêmica (açúcar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos

- estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno

Rica em vitaminas 'B', cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês. Excelente para convalescentes e atletas.

BANANA-PASSA

É um produto alimentar decorrente da desidratação controlada da banana, preservando muito das suas excelentes propriedades nutritivas, não recebendo aditivos ou conservantes em qualquer fase da sua produção.Uma boa fonte de fosfato, potássio, magnésio e cálcio.

CASTANHA DO PARÁ

É um tipo de castanha muito rica em proteínas. Devido ao seu alto teor de magnésio, é muito indicada na prevenção do câncer, estimulando ainda a produção de leite nas lactantes. Também é um ótimo tônico para o organismo, inclusive para o sistema neurológico.

CEVADINHA

Alimento básico no Oriente Médio é um ótimo cereal, contendo carboidratos, complexos, minerais e vitaminas do complexo 'B'. É rico em proteínas, fibras e ferro.

Utilização: como substituto do arroz, como salada com legumes e verduras, em sopas, etc...

DAMASCO SECO

Excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de provitamina 'A' e de vitamina 'B12'.

ERVILHA / LENTILHA

Tanto a ervilha quanto a lentilha apresentam alto teor de carboidratos e fibras e baixo teor de gorduras. Boa fonte de vitamina 'B' e de sais minerais. São usadas em sopas, saladas e como acompanhamento de cereais, substituindo a carne.

EXTRATO DE SOJA (Leite de Soja)

É obtido a partir de grãos selecionados submetidos a tratamento térmico, descascamento, pré-moagem e micronização. Contém aminoácidos essenciais, além de ser uma boa fonte de cálcio, sendo também rico em fibras e proteínas. Contém naturalmente isoflavonas e os ácidos graxos poli-insaturados, sendo uma ótima opção para substituir o leite de origem animal, por não conter lactose nem as proteínas do leite.

Utilização: como substituto do leite de origem animal, no preparo de molhos, cremes, patês, maionese, vitaminas, sopas, mingaus, bolos, etc.

FARELO ou FIBRA DE TRIGO

Evita problemas nos intestinos como a diverticulite e a prisão de ventre, apresentando baixíssimo teor calórico, sendo muito usado no tratamento da obesidade. Deve ser consumido junto com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães e bolos.

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL

É o grão de trigo moído sem que tenha passado pelo processo de refinamento. É utilizada no preparo de bolos e pães, em substituição à farinha branca comum, que no processo de refino perde vitaminas 'A' e 'B', zinco, magnésio, cromo e outros 21 nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

FARINHA DE ARROZ

É obtida a partir dos grãos selecionados do arroz integral, tostado e posteriormente moído. A farinha de arroz contém carboidratos complexos, sendo uma boa fonte de fibras e de proteínas.

Utilização: em mingaus, bolos, pães, tortas, croquetes, almôndegas, vitaminas, biscoitos, etc.

Abçs.

Angel.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aromaterapia.

bolo de maçã (Edu Guedes)

Bolo de Maçã




-- 3 ovos

- 1 xícara (chá) de óleo

- 2 xícaras (chá) de maçã com casca picada

- 2 xícaras (chá) de açúcar

- 3 xícaras (chá) de farinha da trigo

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 pitada de canela

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bater os ovos, o óleo e a maçã. Colocar numa tigela. Acrescentar o açúcar, a farinha, o fermento e a canela. Misturar. Untar uma forma com manteiga e farinha de trigo. Despejar a massa e levar para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.

Só se deliciar Hummmmmmmmm

Abçs.

Angel.

Alimentos integrais ( enviado por Célia ).

Alimentos integrais são aqueles que não passam pelos processos de beneficiamento e refinamento. Os cereais integrais também possuem películas que envolvem os grãos, que se apresentam ricas em minerais, vitaminas e ainda em nutrientes como as fibras, importantes para a boa manutenção e o funcionamento adequado dos intestinos. A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva ao considerável empobrecimento do produto com relação aos seus vários nutrientes, restando praticamente só o amido, um carboidrato. Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária acrescentar vitaminas e minerais.

Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados), o próprio organismo terá que fornecê-las, retirando-as dos seus estoques, e isto, em algum tempo, leva ao empobrecimento vitamínico e ao desequilíbrio do bom funcionamento do corpo, gerando cansaço físico e mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite, etc... Por isso, devemos preferir alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais, etc.), pois estes fornecem todos os nutrientes necessários para a perfeita manutenção do nosso corpo.

AÇÚCAR MASCAVO

É o açúcar integral da cana-de-açúcar que não passa pelos processos de refino e industrialização, apresentando-se com uma coloração marrom e um sabor como o da rapadura moída, sendo bastante rico em cálcio, ferro, potássio e em diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado.

Obs.: É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AÇÚCAR DEMERARA

É obtido a partir da cana-de-açúcar através de um processo especial que não utiliza aditivos químicos para o seu branqueamento e sua clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido do que o açúcar branco, uma vez que preserva uma película de "mel" que envolve os cristais de sacarose. Tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.

AVEIA (Farelo de Aveia)

É a película do grão da aveia que, por possuir uma rica quantidade de fibras hidrossolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após 8 semanas de uso constante. O cozimento da aveia é um ótimo tônico fortificando os convalescentes. Excelente nas enfermidades de rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.

ARROZ INTEGRAL

Como alimento principal, bem mastigado e ensalivado é um poderoso alimento-medicamento. É extremamente eficaz como auxiliar no tratamento de vários distúrbios como:

- desequilíbrio psíquico e falta de memória;

- purificador do sangue e aparelho digestivo;

- se comido puro, faz cessar diarréias e gases;

- auxilia o tratamento de alergias;

- Por ser rico em fibras auxilia o tratamento de prisão de ventre;

- ótimo auxiliar para inflamações cutâneas; além disso, é um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células, e rico também em vitaminas 'A', 'B', 'B2', 'B5', 'B6', 'E' e em minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Preparo: Refogue alho e cebola em um pouco de óleo na panela. Depois acrescente o arroz lavado e deixe-o tostar mexendo sempre até que fique ligeiramente dourado. Acrescente água quente, tape a panela e deixe cozinhando em fogo brando. Acrescente mais água quente à medida em que a água for evaporando e cozinhe de 30 a 50 minutos, deixando a água evaporar-se por completo. Depois de pronto acrescente gersal e molho shoyu, e sirva.

ARROZ CATETO INTEGRAL

Caracteriza-se por apresentar grãos intactos, preservando a sua película e o gérmen, onde se encontram a maior parte dos nutrientes. Os seus grãos são curtos, curvados e translúcidos, apresentando uma maior quantidade de amido, o que o tornam mais macios e cremosos se comparados com os grãos do arroz do tipo agulhinha (longo).

Contêm: carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo 'B' e minerais.

Quando consumido com alguma leguminosa (feijão, lentilha, grão-de-bico, etc.), na proporção de 3 partes do arroz para 1 de leguminosa, proporciona ao organismo uma combinação de proteínas vegetais de relevante qualidade.

Abçs

Angel.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

comer-compulsivo: transtorno mais frequente em mulheres.


 É um dos transtornos alimentares que se assemelha à bulimia, pois caracteriza-se por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos e, no entanto, difere da bulimia, pois as pessoas afetadas não produzem a eliminação forçada dos alimentos ingeridos (tomar laxantes e/ou provocar vômitos).

Pessoas com esse transtorno sentem que perdem o controle quando comem. Ingerem grandes quantidades de alimentos e não param enquanto não se sentem "empanturradas". Geralmente apresentam dificuldades em emagrecer ou manter o peso.

 Quase todas as pessoas com esse transtorno são obesas e apresentam história de variação de peso. São propensas a vários problemas médicos graves associados à obesidade, como o aumento do colesterol, hipertensão arterial e diabetes. É um transtorno mais freqüente em mulheres. Sintomas:

- Comer em segredo. - Depressão. - Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos. - Abuso de drogas e álcool. Tratamento O êxito é maior quando diagnosticados precocemente. Precisa de um plano de tratamento abrangente, em geral, um clínico, nutricionista ou um terapeuta, para lhe dar apoio emocional constante, enquanto o paciente começa a entender a doença de uma forma de terapia que ensine os pacientes a modificar pensamentos e comportamentos anormais, que em geral, são mais produtivas. Na calada da noite

 A ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, característica da bulimia e do comer compulsivo foi batizada, em inglês, com o nome de binge eating (orgia alimentar). Elas geralmente ocorrem na calada da noite, longe do olhar de censura de outras pessoas, e são acompanhadas por uma sensação subjetiva de perda de controle, seguida de culpa.

Assim como ocorre na compulsão pelo álcool, pelas drogas, pelo sexo, ou em outras formas de dependência, as causas profundas do comer compulsivo continuam a ser um mistério para os estudiosos. Indivíduos obesos têm maior risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (estômago/ intestino).


Abçs.

Angel.



singelo.

Causas e prevenções de frieira.

Frieira ou pé-de-atleta são os nomes populares de uma infecção da pele causada por fungos e que atinge principalmente os pés. Veja algumas medidas para a prevenção e o tratamento de frieiras.

Causas

1. O surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, excessivo suor e falta de asseio. Geralmente, a contaminação ocorre em lugares públicos que tenham pisos úmidos - piscinas, vestiários, saunas - e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas. Sintomas 1.
 Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente, pequenas bolhas que provocam muita coceira.

Tratamento


 1. Não coce as rachaduras ou as bolhas causadas pela frieira, pois você estará piorando ainda mais a irritação. Passe um talco e a coceira irá melhorar.

2. Se houver formação de pus, febre local ou inchaço nos pés, procure orientação médica. Prevenção 1. Prefira meias de algodão às de nailon. O algodão permite uma maior evaporação do suor. 2. Evite o contato direto dos pés com o chão molhado quando estiver em chuveiros de uso público, vestiários e áreas de piscinas. Use chinelos de borracha.

3. Após o banho, enxugue muito bem os espaços entre os dedos e, em seguida, use um talco antisséptico.

4. Prefira usar sandálias ou sapatos abertos para permitir um melhor arejamento dos pés. Em tempos de calor, sempre que possível, use sandálias, chinelos ou sapatos leves. Use calçados de couro e tecido ao invés dos calçados de plástico.

 5. Em épocas de altas temperaturas, coloque talco antifúngico dentro de seus calçados.

6. Sapatos úmidos devem ser colocados no sol, a fim de matar os fungos que se proliferam em ambientes úmidos.

 Fonte: sabido
Abçs.
Angel.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Esta moça é fisioterapeuta.

O nosso amigo Ronaldo e sua ex fisioterapeuta  Luciana Lunkes que estará presente segunda-feira 13/06/2011 no chat.

Não deixe de participar.

Abçs

Angel.

Olha o que o dr Wilson fala.

Meu pessoal,

O dr Wilson depois de muito tempo enviou-me este e-mail.

"... e Angela,



Desculpem-me.. Meus e-mails estão todos atrasados.

O 1o semestre é muito complicado: aulas para o segundo, terceiro, quarto e sexto anos da medicina, para a fisioterapia e terapia ocupacional, além das aulas de pós-graduação.
Sou o chefe do Departamento e por isso tenho várias atribuições.
Estou preparando nossas apresentações no Congresso de CMT em junho nos EUA e serei presidente de uma Sessão. Também fomos escolhidos como o primeiro centro internacional e inaugurar um registro internacional de pacientes com CMT, cuja sede fica nos EUA..."
 
 
Eu não disse que ele às vezes não dá respostas a vcs não por não querer, mas por falta de tempo.
Espero que compreendam e no 2º semestre reenviem seus e-mails.
 
Abçs
Angel.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ganhei de um grande amigo.

Simplemente lindo.

7 dores que exigem atenção máxima!

O sintoma doloroso é o primeiro sinal de que algo não está bem com o corpo. Portanto, não despreze esse aviso importante Muitas vezes a dor não significa problema sério. Mas, em outras, ela pode estar mostrando que órgãos vitais do corpo estão em perigo.

 Como é melhor prevenir do que esperar a situação se agravar, a solução é consultar um médico sempre que a dor surgir inesperadamente e for persistente. Além disso, lembre-se de que nem sempre a região doente manifesta dores locais. Acredite: uma dor na perna, por exemplo, pode ser sinal de que você enfrentará problemas no coração. A seguir, conheça algumas dores que não podem ser desprezadas.

1. No pescoço Em geral, a causa é um simples torcicolo. Mas se os quadro for recorrente e, após a dor ir embora, você sentir o pescoço duro ou tiver os movimentos comprometidos, a dor pode estar associada a hérnias cervicais. Elas ocorrem quando um amortecedor (disco) situado entre as vértebras da coluna inflama e comprime nervos vizinhos. O tratamento se faz com antiinflamatórios e fisioterapia. A cirurgia é uma opção quando os demais tratamentos falharem.

 2. Nas mamas A forma mais eficaz de prevenir o câncer de mama é ir regularmente ao ginecologista, sem esperar o surgimento de caroços no auto-exame. De qualquer forma, dor e caroços nas mamas e nas axilas são sinais de perigo e merecem uma consulta ao especialista o mais rápido possível. Outras pistas na região que você não pode desprezar são deformações ou alterações no formato das mamas, pregas na pele, feridas ao redor dos mamilos e secreções.

3. Ao urinar Geralmente está associada a inflamação na uretra e bexiga.
O problema ocorre porque as bactérias da vagina ou do ânus se proliferam e contaminam o canal urinário. A inflamação também pode acontecer depois do ato sexual violento. Uma fissura na região se torna terreno propício para os microorganismos se proliferarem. É importante combater o mal rapidamente com antibióticos, pois a tendênciaé que o problema se alastre para outros órgãos, como rins e até mesmo ovários e útero. Exames de urina rotineiros são importantes durante as visitas ao ginecologista. Ainda mais se a mulher estiver grávida. A infecção urinária está associada a 60% dos partos prematuros, pois as bactérias podem causar estragos na bolsa amniótica.

 4. No peito Um aperto no peito que provoca a sensação de queimação ou de pontadas é preocupante. Em alguns momentos, estende-se para os braços e mandíbula e se acentua com o esforço físico. Estamos falando da angina, sintoma de algum problema na irrigação do músculo do coração. Na maioria dos casos, ela é causada pela aterosclerose, doença vascular que se caracteriza pela obstrução das artérias coronárias, em conseqüência do depósito de colesterol. Assim, a quantidade de oxigênio que chega ao coração é insuficiente para que o órgão faça o esforço para o qual é requerido, provocando a dor. Para tratar, em geral, é feita a desobstrução das artérias com a angioplastia (dilatação da artéria coronária por meio de um cateter) ou uma cirurgia de revascularização (ponte de safena).

 5. Na perna Quando você anda a batata da perna costuma doer e inchar? Então, preocupe-se com o coração. A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) causa justamente esse sintoma. Se a dor for mesmo sinal do problema - que pode obstruir artérias espalhadas pelo corpo todo - o risco de infarto ou derrame é alto, independentemente da idade da pessoa. Estudos apontam que a DAOP está relacionada a 60% dos casos de infarto e a 55% dos casos de derrame. A ultra-sonografia com doppler colorido é o exame que irá mapear as condição de irrigação das artérias e confirmar o distúrbio. O tratamento é feito com remédios e, em alguns casos, é necessária uma cirurgia.

 6. De cabeça Se a cabeça dói, associamos o problema a um quadro de enxaqueca ou ao resultado das tensões do dia-a-dia. E quase sempre é isso mesmo. A enxaqueca ocorre em picos, que acabam cedendo com antiinflamatórios, repouso ou dieta alimentar apropriada. No entanto, se a dor de cabeça for persistente,o problema pode ser mais sério: sintoma de meningite ou tumores cerebrais, por exemplo. A meningite vem acompanhada por febre alta. Os tumores causam, além da dor, visão dupla e perda parcial de controle motor e da força muscular. Por isso, é aconselhável procurar um médico se a dor de cabeça se apresentar com muita freqüência e tiver forte intensidade.

 7. De barriga (aguda) O mioma, um tumor benigno parecido com uma bolinha de músculos que se forma no útero, é mais comum do que se imagina. Acredita-se que 50% das mulheres brasileiras tenham miomas. Em alguns casos, o problema pode ser assintomático durante anos. Mas, para algumas mulheres, a dor abdominal intensa e o crescimento do ventre (o mioma cresce tanto que se tem a nítida impressão de gravidez) são pistas importantes. A ultra-sonografia pélvica confirma o problema e o tratamento se faz com antiinflamatórios, que ajudam a aliviar as dores abdominais, e bloqueadores da produção hormonal. Com isso cria-se um estado temporário de menopausa.

 Fonte: http://www.jornalcidadepe.com.br/

Abçs.
Angel.

Amigos,

Olá,

devido a intensa exigência para a implantação da ABCMT estou deixando um pouco de lado a postagem de artigos nos endereços eletrônicos.

Vou postar alguma coisa sim, mas menos elaborada.

Conto com a compreensão de todos.

Abçs.
Angel

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Linda natureza.

A arte de não adoecer.


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos". Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo, a repressão dos sentimentos, a magoa, a tristeza, a decepção degenera até em câncer.

 Então vamos confidenciar, desabafar, partilhar nossa intimidade, nossos desejos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e poderosa terapia. Se não quiser adoecer - "Tome decisão".

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele. Se não quiser adoecer

 "Busque soluções". Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença. Se não quiser adoecer - " Não viva de aparências".

Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de estar bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso ... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor. Se não quiser adoecer - "Aceite-se". A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.

Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar críticas, é sabedoria, bom senso e terapia. Se não quiser adoecer - "Confie". Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste".

 O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor".

Alegria é saúde e terapia. Dr. Drauzio Varella

Abçs.

Angel

domingo, 5 de junho de 2011

Capuccino fácil.

Ingredientes

400 gramas de leite em pó integral

230 gramas de açúcar

50 gramas de café solúvel

5 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo

1.MONTAGEM:

2.Misture no liquidificador o leite em pó e o café solúvel (para triturar o café)

3.Coloque a mistura em um recipiente com tampa e acrescente os outros ingredientes

4.Agite vigorosamente o recipiente até que a mistura esteja homogênea

5.PREPARO:

6.Ferva 180ml de água

7.Coloque a água em um copo alto (vai dobrar de volume)

8.Acrescente 3 colheres(sopa) bem cheias de capuccino e misture bem até ficar cremoso

9.Pronto

10.A dica é colocar por cima chantily e cobertura de chocolate .

Abçs.

Angel.

Preparando para ter paz.

O Criador que fez esta obra de arte nos fez à sua imagem e semelhança e então temos o poder DELE conosco. Se determinarmos que teremos saúde e paz ,teremos.

Primeiramente, gostaria de mencionar algumas preparações que me foram exigidas. A primeira preparação é uma atitude correta diante da vida. Isto significa: pare de fugir! Pare de viver na superfície, apenas tocando a espuma das águas. Há milhões de pessoas que vivem assim e elas nunca encontrarão nada que valha a pena. Disponha-se a encarar a vida de frente e mergulhar para além da superfície da vida, onde as verdades e realidades podem ser encontradas. É isto o que estamos fazendo agora.

Há que se ter em conta a questão de assumir-se uma atitude positiva face aos problemas que a vida venha a lhe apresentar.

"Se você pudesse ver o panorama completo, se você conhecesse a história toda, você compreenderia que nenhum problema virá a você se este não cumprir um propósito em relação à sua vida, não contribuir para o seu crescimento interior. Quando você perceber isto, você reconhecerá problemas como oportunidades disfarçadas. Se você não enfrentasse problemas, você, simplesmente, flutuaria vida afora sem nunca crescer interiormente. É solucionando problemas de acordo com a luz mais elevada que temos, que obteremos crescimento interior. Problemas coletivos devem ser resolvidos coletivamente, e ninguém encontrará a paz interior se evitar fazer sua parte quanto à resolução de problemas coletivos, como o desarmamento e a paz mundial. Assim, pensemos e discutamos juntos sobre esses problemas, trabalhando coletivamente com vistas à sua resolução."

Cuidando de nós mesmos estaremos por tabela cuidando do mundo, então cada passo pequeno que seja é refletido em todo o planeta.
Assim há uma concordância entre o que recebo e o que faço!

Abçs,
Angel.